sábado, 18 de junho de 2016

Novo Progresso,emboscada de madeireiros ao IBAMA .


17 de junho de 2016
Sargento do GTO de Itaituba tomba depois de ser vitima covarde de emboscada de madeireiro em Novo Progresso.

Na tarde de sexta feira  (17) na vicinal "Jamanxin" a aproximadamente 50 km da cidade de Novo Progresso um policial militar do Grupamento Tático de Operações  (GTO ) da cidade de Itaituba tombou no cumprimento do seu dever quando o mesmo acompanhava uma missão com o IBAMA, João Luiz Maria Pereira, (Sargento João Luiz).

Informações que nos foram repassadas pelo Major Pedro da cidade de Itaituba dão conta de que o sargento foi morto covardemente por elementos envolvidos com extração ilegal de madeira. As informações colhidas pelo jornalismo investigativo do Grupo Elias Junior Notícias são de que até o presente momento a guarnição ainda não chegou em Novo Progresso e possivelmente ouve confronto depois da morte do Sargento que era tido como um dos melhores policiais de Itaituba.

Fonte : Elias Junior Notícias / Em parceria com o Blog do JK


http://www.eliasjuniornoticias.com.br/2016/06/sargento-do-gto-de-itaituba-tomba.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+EliasJuniorNotcias+%28ELIAS+JUNIOR+NOT%C3%8DCIAS%29



SGT-João Luiz do Tático de Itaituba morre em emboscada no município de Novo Progresso.


O sargento João Luiz do Grupo Tático Operacional de Itaituba, no oeste do estado, morreu em uma emboscada que teria sido armada por alguns madeireiros do município de Novo Progresso.

Segundo informações apuradas pela nossa equipe de reportagem, foi de que, João Luiz estava participando de uma missão que era acompanhar e dar segurança, (proteger), os agentes do IBAMA que estão na região perseguindo os madeireiros, que por sua vez ficaram revoltados com a ação do IBAMA e teriam armado uma emboscada, que teve como vitima o sargento João Luiz da Policia Militar de Itaituba. 
O crime aconteceu nesta sexta feira, 17 de junho, por volta das 17hs30min, na região do município de Novo Progresso. Militares do grupo tático de Itaituba estão seguindo para o município. As informações precisas ainda são poucas, pois a área, onde aconteceu a emboscada é de difícil acesso e fica a cerca de 50 km na reserva do Jamanxim.

Fonte: http://blogdojuniorribeiro.blogspot.com.br/2016/06/sgt-joao-luiz-do-tatico-de-itaituba.html

Veja no texto que segue abaixo, relato do que teria acontecido na ocasião da morte do PM, acompanhe:

“Pela parte da tarde do dia 17/06/16, uma GUPM composta pelos Sgt. João Luis, Sgt. Feitosa e Cb. Pereira, todos do 15º BPM, os quais se encontravam em Novo Progresso, em apoio ao IBAMA, estavam em uma vicinal conhecida por Vicinal da Francy, juntamente com 04 agentes do IBAMA, averiguando denúncia de extração ilegal de Madeira em área de preservação ambiental, a uma distância de aproximadamente 100 Km’s da área urbana de Novo Progresso.

Quando por volta das 15h30, encontraram um barraco com mantimentos e alguns materiais utilizados na extração de madeira. Como ninguém foi encontrado no local, os agentes do IBAMA tocaram fogo no barraco e saíram do local. Um pouco à frente uma das viaturas atolou num lamaçal, fazendo com que perdessem uns 30 minutos no local.

Após esse período, resolveram retornar e ao passarem em frente ao barraco, perceberam que o fogo havia sido apagado com água. As viaturas seguiram, parando, mas à frente, e os três militares retornaram para o barraco a pé, no intuito de surpreenderam as pessoas que haviam apagado o fogo. Ao chegarem no barraco, perceberam que um homem saiu do mato e seguiu em direção ao barraco.

Nesse momento o Sgt. João Luís falou que era PM e pediu para o homem parar, sendo que o mesmo não obedeceu à ordem e retornou para o mato. Imediatamente o Sgt. João Luís saiu correndo atrás do homem, com sua arma em punho. Outros dos dois PM saíram na direção em que João Luís seguiu, sendo que João Luís estava bem à frente dos mesmos. Logo em seguida ouviram disparos de arma de fogo e João Luís retornou, dizendo que havia sido baleado. Feitosa e Pereira efetuaram vários disparos na direção em que vieram os disparos que atingiu João Luis e em seguida se preocuparam somente em socorrer o policial ferido. Os PM acreditam que quem atingiu o Sgt. provavelmente foi outra pessoa, que se encontrava no mato, e não o homem que havia fugido.

João Luis foi atingido com um tiro no ombro e outro no pescoço. O policial evoluiu a óbito uns 40 minutos após ser atingido”.


RG 15 / O Impacto com informações de Júnior Ribeiro e Bena Santana

O ataque teria ocorrido durante uma verificação de um barraco que os ocupantes se entocaram no mato e passaram a atirar contra os policiais, acertando fatalmente o sargento. A equipe que o sargento João Luiz era o comandante estava dando apoio a uma equipe do IBAMA no combate ao desmatamento ilegal praticado naquele região por madeireiros. Esses madeireiros que utilizam o serviço de jagunços para dar suporte às  suas ações criminosas, já vem demostrando há bastante tempo que estavam dispostos a enfrentar a lei e ontem praticaram esse crime covarde, motivado pela ganância do dinheiro fácil.
O sargento João Luiz era um dos policiais mais alegres da corporação. Onde ele chegava acabava com a monotonia. Não parava nunca, sempre brincando com os colegas de farda. Custa acreditar que ele foi assassinado de forma tão traiçoeira e inútil. O bandido que o matou não conseguirá parar as fiscalizações, que inclusive devem se intensificar e com força e menos tolerância, apenas ceifou a vida de um homem que trabalhava com destemor para garantir a segurança da coletividade e destruiu a felicidade de uma  família inteira e deixou entristecida a família da Polícia Militar do Pará.

O ≤≥ Blog RPI chora a morte do companheiro que tantas vezes preencheu suas postagens com o seu trabalho honesto e dedicado à causa coletiva contra o crime.


Nenhum comentário:

Postar um comentário